segunda-feira, 19 de maio de 2014

Jesus, "O Bom Pastor"



"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
João 10:14-16 (NVI)



Este trecho é parte da explicação da parábola d’O Bom Pastor (Jo 10.1-21). Em que Jesus se compara a um pastor e nos mostra as bênçãos que todos nós, como ovelhas, recebemos. Ele usa essa simbologia para representar o seu relacionamento conosco. E ele diz que ele conhece as ovelhas e nós o conhecemos também. Mas esse conhecer não é intelectual, é relacional. As verdadeiras ovelhas de Cristo tem um relacionamento com Ele. Não só o conhecem, como o reconhecem, entendem e compreendem. Um exemplo desse relacionamento é o relacionamento de Jesus com o Pai, onde o Filho e o Pai são um, e nós como ovelhas desfrutamos desse relacionamento através da pessoa maravilhosa de Cristo.

A maravilhosa bênção que recebemos desse relacionamento é a redenção que Jesus Cristo nos dá através da maravilhosa graça de Deus (Ef 1.3) todo poderoso. Redenção que recebemos pelo sangue derramado do Filho, em obediência ao Pai, na cruz, onde sua vida foi doada em favor do seu rebanho em todo o mundo. Jesus, o Bom Pastor, deu a sua vida em favor de nós, para que o nosso destino pudesse ser mudado, para que a condenação não fosse mais a nossa recompensa, e sim um lar com o Pai.

Nem todas as ovelhas do Bom Pastor eram judias (pessoas para as quais Jesus tinha originalmente sido enviado), mas estão espalhadas por todo o mundo. E Ele deseja juntá-las em um só rebanho, o corpo de Cristo. E essa é uma das mais maravilhosas características da redenção dada pelo Bom Pastor: Deus não faz acepção de raças, culturas, lugares, nações, pobre, rico, doutor ou analfabeto...

As ovelhas do Bom Pastor, já são conhecidas dEle, e essas ouvem sua voz. Porém, nem todas já conhecem o Bom Pastor, mas se são ovelhas dEle, ouvem/ouvirão, com certeza, a sua voz, seu chamado, e o reconhecem/reconhecerão. O próprio Jesus nos dá essa segurança. Não se trata de dizer que conhece, ou que apenas sabe quem é Jesus e que Ele está no seu coração. Mas de reconhecê-lo e senti-lo em sua vida. Então é tempo de refletir. Você ouve a voz de Cristo te chamando? Verdadeiramente? Você reconhece o Bom Pastor em sua vida? Já se perguntou se Ele te aceita como ovelha? Se você ouve a voz do pastor vá até Ele. Atenda ao chamado. Isso é o que uma verdadeira ovelha fará.



“e quem vier a mim [Jesus] eu jamais rejeitarei.”
João 6:37b (NVI)


Shalom;
Maykon Renner

Nenhum comentário:

Postar um comentário