Desta vez teremos aqui no blog o texto de um amigo colaborador, falando sobre concílio e sabatina. O processo comum para alguém ser "aceito" oficialmente como pastor numa igreja (ao menos as tradicionais protestantes) é cursar teologia e em seguida ser examinado por pastores (com perguntas teológicas), que, ao final, decidirão se o candidato está aprovado/apto ou não para o ministério pastoral. No entanto, melhores esclarecimentos sobre este processo e sua necessidade são dificilmente explicitados aos candidatos. E é por causa dessa lacuna que Gilherme (autor do texto que segue) resolveu pesquisar um pouco sobre o assunto e questionar os conceitos afim de refletirmos um pouco sobre nossas práticas denominacionais.
SABACÍLIO OU CONCITINA?
Durante muito tempo
uma certa dúvida começou a pairar sobre minha cabeça (como aquela
nuvenzinha de chuva tão apresentada em desenhos animados) sobre um certo
assunto: CONCÍLIO. Como bom curioso que sou (este é meu problema), resolvi
procurar a solução de minhas dúvidas acerca do assunto, e pra meu desapontamento,
descobri que o significado da palavra Concílio, segundo o dicionário Aurélio e
o Houaiss, é: uma assembleia das autoridades
eclesiásticas católicas/cristãs. Ela é convocada para discutir e resolver as
questões da Igreja Cristã com relação à sua doutrina e disciplina.
Agora comparemos com o
significado da palavra SABATINA. Os mesmos dicionários usados para pesquisa
sobre o significado da palavra concílio, dão à sabatina o seguinte significado:
revisão de matéria, feita, normalmente, sob forma de arguição oral,
individual, pelo professor". Confesso que não estou entendendo
mais nada sobre nosso tradicional "concílio examinador de candidatos ao
pastoreio". Para que entendamos melhor minha indignação com a palavra e
maneira, não contra o fato em si, tentarei mostrar na relação a baixo o real
significado de um Concílio.
Concílios da Igreja Indivisa:
Concílios da Igreja Indivisa:
01. NICEIA I – 20/05 A 25/07 de 325
Assunto principal: a confissão de fé contra o Arianismo: igualdade de natureza do Filho com o Pai.
Assunto principal: a confissão de fé contra o Arianismo: igualdade de natureza do Filho com o Pai.
02. CONSTATINOPLA I – maio a junho de 381
Assunto principal: a confissão da divindade do Espírito Santo
Assunto principal: a confissão da divindade do Espírito Santo
03. EFESO – 22/06 a 17/07 de 431
Assunto principal: Cristo é uma só pessoa e duas natureza maternidade divina de Maria, contra Nestório, Maria, a mãe de Deus – THEOTOKOS
Assunto principal: Cristo é uma só pessoa e duas natureza maternidade divina de Maria, contra Nestório, Maria, a mãe de Deus – THEOTOKOS
04. CALCEDONIA – 08/10 a 1º/11 de 451
Assunto principal: afirmação das duas naturezas na única pessoa de Cristo.
Assunto principal: afirmação das duas naturezas na única pessoa de Cristo.
05. CONSTANTINOPLA II – 05/05 a 02/07 de 553
Assunto principal: condenação dos nestorianos.
Assunto principal: condenação dos nestorianos.
06. CONSTANTINOPLA III – 07/11 de 680 a 16/09 de
681
Assunto principal: Condenação do monoteletismo: em Cristo há realmente, duas vontades distintas, Divina e humana;
Assunto principal: Condenação do monoteletismo: em Cristo há realmente, duas vontades distintas, Divina e humana;
07. NICEIA II – 24/09 a 23/10 de 787
Assunto principal: contra os iconoclastas: há sentido e liceidade na veneração de imagens (ícones).
Assunto principal: contra os iconoclastas: há sentido e liceidade na veneração de imagens (ícones).
Concílios da Igreja
Romana:
08. CONSTANTINOPLA IV – 05/10 de 869 a 28/02 de 870
Assunto principal: extinção do cisma do patriarca Fócio.
08. CONSTANTINOPLA IV – 05/10 de 869 a 28/02 de 870
Assunto principal: extinção do cisma do patriarca Fócio.
09. LATRÃO I – 18/03 a 06/04 de 1123
Assunto principal: confirmação da Concordata de Worm
10. LATRÃO II – abril de 1139
Assunto principal: o cisma de Anacleto II
Assunto principal: confirmação da Concordata de Worm
10. LATRÃO II – abril de 1139
Assunto principal: o cisma de Anacleto II
11. LATRÃO III – 05 a 19 de março de 1179
Assunto principal: fixação da necessidade de dois terços dos votos na eleição do Papa
Assunto principal: fixação da necessidade de dois terços dos votos na eleição do Papa
12. LATRÃO IV – 11 a 30 de novembro de
1215
Assunto principal: confissão de fé contra os cataris; a transubstanciação na Eucaristia; a confissão e a comunhão anuais.
Assunto principal: confissão de fé contra os cataris; a transubstanciação na Eucaristia; a confissão e a comunhão anuais.
13. LYON I – 28/06 a 17/07 de 1245
Papa: Inocêncio IV (1243-1254)
Assunto principal: deposição do imperador Frederico II
Papa: Inocêncio IV (1243-1254)
Assunto principal: deposição do imperador Frederico II
14. LYON II – 07/05 a 17/07 de 1274
Papa: Gregório X (1271-1276)
Papa: Gregório X (1271-1276)
Assuntos principais:
procedimentos
referentes ao conclave; união com os gregos; cruzada.
15. VIENA -16/10 de 1311 a 06/05 de
1312
Assunto principal: Supressão da Ordem dos Templários; campanha de pobreza dos franciscanos; decretos de reforma.
Assunto principal: Supressão da Ordem dos Templários; campanha de pobreza dos franciscanos; decretos de reforma.
16. CONSTANÇA – 05/11 de 1414 a 22/04 de
1418
Assuntos principais:
– resignação do Papa romano, Gregório XII (1405-1415)
– deposição do Papa conciliar, em 29/05/1415 – deposição do Papa avinhense, Benedito XIII (1394-1415) em 26/07/1417
– eleição de Martinho V em 11/11/1417
Assuntos principais:
– resignação do Papa romano, Gregório XII (1405-1415)
– deposição do Papa conciliar, em 29/05/1415 – deposição do Papa avinhense, Benedito XIII (1394-1415) em 26/07/1417
– eleição de Martinho V em 11/11/1417
Assuntos principais: extinção do Grande Cisma;
condenação de João Hus, Decreto relativo à
supremacia do concílio sobre o Papa e decreto relativo à periodicidade dos
concílios; concordata com as cinco nações conciliaristas.
17. BASILÉIA-FERRAR-FLORENÇA – em Basiléia de 23/07/1431 a 07/05/1437em Ferrara de 18/09/1437 a 1º/01/1438 em Florença de 16/07/1439 a? Em Roma, a partir de 25/04/1442
17. BASILÉIA-FERRAR-FLORENÇA – em Basiléia de 23/07/1431 a 07/05/1437em Ferrara de 18/09/1437 a 1º/01/1438 em Florença de 16/07/1439 a? Em Roma, a partir de 25/04/1442
Assuntos principais:
reunião com os
gregos em 06/07/143 com os armênios em 22/11/1439 com os jacobistas em
04/02/1442
18. LATRÃO V – 10/05/1512 a 16/03/1517
Assunto principal: contra o concílio cismático de Pisa (1511-1512), decretos de reforma.
Assunto principal: contra o concílio cismático de Pisa (1511-1512), decretos de reforma.
A partir de 1517:
Reforma e surgimento das Igrejas Protestantes:
19. TRENTO – 13/12/1545 a 04/12/1563 (em três períodos)
Assuntos principais: contra a Reforma de Lutero; doutrina sobre a Escritura e a Tradição, o pecado original e a justificação, os sacramentos e a missa, a veneração dos santos, decretos de reforma.
20. VATICANO I – 08/12/1869 a 18/07/1870
19. TRENTO – 13/12/1545 a 04/12/1563 (em três períodos)
Assuntos principais: contra a Reforma de Lutero; doutrina sobre a Escritura e a Tradição, o pecado original e a justificação, os sacramentos e a missa, a veneração dos santos, decretos de reforma.
20. VATICANO I – 08/12/1869 a 18/07/1870
Assuntos principais:
definição da
doutrina da fé católica, do primado e da infalibilidade do Papa
21. VATICANO II – 11/10/1962 a 07/12/1965
Assuntos principais: “Procuremos apresentar aos homens de nosso tempo, íntegra e pura, a verdade de Deus de tal maneira que eles a possam compreender e a ela espontaneamente assentir. Pois somos Pastores…” (João XXIII aos padres conciliares, na homilia de abertura do concílio).
(FONTE: www.cleofas.com.br).
Não sei se ficou bastante claro a diferença, mas pra mim, ficou transparente que quando se coloca um candidato a frente de um clero, e lhe são sujeitas perguntas sobre o conhecimento transmitido pela sua instituição de ensino, configura-se uma sabatina e não um concílio. Ainda se faz necessário fazer algumas ressalvas: se o ministério pastoral é um "chamado divino", por que depende da aprovação humana? Se um candidato é preparado durante anos para sua sabatina, não estaria nosso clero desaprovando a sua instituição de ensino, levando em consideração que ele foi “cria” da sua própria instituição?
Guilherme de Freitas Neto.
Muito interessante. Gostei.
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