Desde que o mundo é mundo há problemas entre os sexos, mas nos últimos anos (desde a intensificação do movimento feminista em meados do séc. XX) tem-se animado o debate sobre machismo, feminismo e o modo como a sociedade foi e é construída. O machismo é o exagerado senso de orgulho e de superioridade do sexo masculino[1]. O movimento feminista é um movimento cuja reivindicação principal é pela igualdade sexual, política, social e econômica entre homens e mulheres[2] (ao menos esse é o argumento principal - há controvérsias).
O feminismo tem acusado os homens de construírem uma sociedade que é moldada para dar preferência aos homens e subjugar as mulheres. Hoje discutirei esta questão. Não quero levantar questões filosóficas, sociológicas e políticas, nem encerrar o problema aqui. Mas, somente, abordar a questão sobre a perspectiva teológica da criação, queda, e reconciliação; e os problemas envolvidos. A fim de buscar uma origem para o problema e, quem sabe, questionar a validade de tais movimentos (machista e feminista).
Minha vontade era poder dedicar mais tempo a esta questão, fazer umas três postagens sobre isso. No entanto, tentarei resumir tudo aqui. Selecionei alguns textos específicos para a discussão.
Criação
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
Então
o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele
alguém que o auxilie e lhe corresponda". Depois que formou da terra todos
os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem
para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo,
esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos,
às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o
homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez o
homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das
costelas, fechando o lugar com carne.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.
Gn 2.18-25 - NVI
Este texto de Gênesis fala da criação da mulher. E mostra qual o projeto original de Deus para o homem e para a mulher. Em primeiro lugar, o texto mostra que ambos foram criados para a comunhão entre si (vv. 18 e 20). O homem, só, precisava de uma companheira, e o mandamento divino era que o homem deveria manter essa comunhão (v. 24). Em segundo, percebe-se também que havia uma diferenciação das funções entre homem e mulher, já que ela seria sua ajudadora (vv. 18 e 20); consequentemente o homem assumiria posição de governo. Porém, ainda que houvesse essa "hierarquia" entre homem e mulher, ela era apenas no âmbito das atividades distribuídas por Deus ao homem e a mulher. Porque, em terceiro, homem e mulher foram criados iguais (v. 18). A mulher foi criada para corresponder ao homem (complementar); e o próprio Adão a considerou como parte dele mesmo (v. 23). Matthew Henry propôs uma ótima explicação para a igualdade entre homem e mulher e sua relação: "Ela não foi feita da cabeça para governar sobre ele, nem dos pés para ser pisada por ele, mas da sua costela para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida por ele, perto de seu coração para ser amada por ele".
Queda
À mulher Ele declarou: Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará. Gn 3.16 - NVI
O pecado trouxe sérias consequências para a humanidade. No v. 16 Deus dirige-se à mulher para avisa-la das consequências, no seu caso. Quero focar na segunda parte do versículo, na qual Deus castiga a mulher dizendo que "seu desejo será parra o seu marido". A palavra traduzida como desejo é תֵשוּקַה - teshuka que tem uma conotação sexual. Assim podemos dizer que uma parte do castigo é que a mulher sexualmente estaria sujeita ao marido (nota: esta sujeição aqui é diferente da sujeição em Gn 2.18-25). Além disso, essa palavra aponta para uma ideia selvagem do sexo; não mais puro como antes do pecado, mas algo carnal e apenas instintivo. Essa sujeição da mulher passa da esfera da sexualidade e vai para outras questões da vida ("ele te dominará"). O homem exerceria uma espécie de ditadura sobre a mulher e qualquer coisa que ela desejasse dependeria da provação ou não do homem.
Reconciliação
Mulheres,
sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja,
que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo
sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si
mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa
semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios
corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele
cuida, como também Cristo faz com a igreja. Ef 5.22-29 - NVI
Em Efésios 5.22-33 Paulo fala dos deveres domésticos do homem e da mulher. Basicamente, o dever da mulher é ser submissa ao homem; e o dever do homem é amar a mulher. Longe de ser algo simples, Paulo coloca como exemplo de submissão e amor o relacionamento entre Cristo e a igreja. Primeiro, o relacionamento entre homem e mulher, casamento, deve espelhar-se na submissão da igreja por Cristo e no amor de Cristo pela Igreja. Como consequência, o casamento deve refletir essa imagem. As pessoas precisam olhar para o casamento e ver submissão e amor, igreja e Cristo.
Conclusão
Depois de uma pequena análise desses três textos-chave (escolhidos por mim) sobre o relacionamento homem e mulher. Tentarei interliga-los e extrair algumas conclusões. Cada um dos textos analisados mostra um momentos distinto do relacionamento entre homem e mulher. No momento da criação este relacionamento, originalmente estabelecido por Deus, era perfeito. Ambos eram iguais. Na queda, esse relacionamento foi quebrado pelo pecado, castigado por Deus. O homem passaria a ser ditador da mulher (obs.: não nos cabe questionar esse castigo divino). E num terceiro momento, na reconciliação com Cristo, Paulo nos ensina que esse relacionamento deve ser reconstruído. Consertado pelo sangue de Cristo que restabeleceu o problema criado pelo pecado. Partindo daí, homem não mais seria ditador da mulher mas amante e cuidador. E a mulher submissa ao homem que a ama sacrificialmente.
Depois destas considerações arrisco listar algumas conclusões sobre o machismo e o feminismo:
1. O machismo, longe de ser um problema apenas social, político... é um problema espiritual. Consequência do pecado da humanidade. Maldição de Deus para o pecado. Por isso a sociedade é construída para dar preferência a homens; por isso a mulher tem pouca ou nenhuma voz; por isso a indústria sexual pornográfica cria "produtos" que visam em 99% dos casos satisfazer desejos sexuais masculinos; por isso tanto tabu com a sexualidade feminina e tanta liberdade para a sexualidade masculina... E Ainda que se possa buscar igualdade no casamento e entre os sexos sempre haverá um impulso pecaminoso nesta direção.
2. Sendo o machismo um problema espiritual, Cristo é a solução para este problema. O que o pecado manchou o sangue de Cristo veio para limpar. Inclusive o problema espiritual do machismo. Por isso que em Efésios Paulo, a partir de Cristo, nos dá uma concepção correta do que realmente significa a submissão feminina e o governo masculino. Não algo ditatorial, mas baseado e exclusivamente centrado em Cristo. Que morreu para que nos reconciliemos com Deus e com o Próximo.
3. Se o machismo é um problema espiritual e Cristo é sua solução, então o feminismo é inútil. É impossível resolver algo que está na esfera espiritual com algo que está na esfera humana, carnal. Por isso que ao longo dos anos de ideologia feminista pouca coisa na verdade se conseguiu de avanço. Ainda que haja vários militantes hoje, e que a mulher tenha alcançado melhores direitos, pouco se mudou de fato na sociedade e na sua construção machista. E o motivo é que para um problema espiritual querem uma solução carnal. Repetindo, só Cristo é a solução para uma sociedade machista, longe dos princípios divinos. Não adianta levantar bandeiras sobre o feminismo. O caminho é retornar aos princípios divinos, ser fiel à Palavra de Deus, buscar Cristo. Ter Cristo como centro da sociedade, e não a busca por direitos iguais, porque em Cristo "não há
judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em
Cristo Jesus" (Gl 3.28)
Shalom;
Maykon Renner.
[1] - Definição do dicionário Houaiss
[2] - Definição do dicionário Houaiss
Shalom;
Maykon Renner.
[1] - Definição do dicionário Houaiss
[2] - Definição do dicionário Houaiss
Havendo,
pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a
ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo
o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:18-23
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