sexta-feira, 25 de julho de 2014

Conhecendo Deus a partir de Gênesis: A Voz de Deus





Gênesis, o primeiro livro da bíblia, escrito pelo profeta Moisés, é o livro que nos conta a história das origens. Tanto do universo quanto do povo escolhido de Yahweh. Desde a criação do mundo até a entrada de Jacó (Israel) e sua família no Egito. Esse relato inicia-se já no primeiro versículo do livro com a revelação da primeira ação de Yahweh na história:
בראשית ברא אלהים

Bereshit bara’ ‘elohim

No começo o Eterno creou

O verbo crear significa criar algo à partir do nada. O matéria foi criada à partir do nada. E tudo que conhecemos e que foi criado teve origem no Criador. E continuando no capítulo 1 de Gênesis vemos a descrição dos seis dias da criação. E o que é bem curioso neste capítulo é a repetição (oito vezes) da frase:
ויאמר אלהים

vayyomer ‘elohim

E disse Deus.

E esta repetição é para nos mostrar através de que Yahweh criou o todas as coisas: usando sua fala. Mas o que está por trás do fato não é o falar em si do Criador, mas a autoridade e o poder da qual ela está revestida. Bastou apenas que dissesse: “Haja luz” e a luz passou a existir. E assim durante toda a criação, o Eterno ordenava e a criação atendia ao som da sua voz.

Isso se estende ao longo da bíblia. Em vários momentos Deus fala e milagres acontecem. Em Jó, por exemplo, Yahweh diz que dá ordens à manhã. Com Jesus, Deus e filho dEle, não é diferente. Jesus curava e expulsava demônios apenas pela sua voz. Ele ordenava e pessoas eram curadas, demônios eram expelidos. Vemos isso bem exposto na parábola do bom pastor, em que nós, as ovelhas, reconhecemos o mestre pela sua “voz”.

O judeu compreendia bem a importância dessa questão. No Salmo 29 3-5 o salmista exalta a voz do Senhor. Também em Jó 37 2-7 o próprio Jó fala do quanto a voz de Yahweh é majestosa e das obras maravilhosas que Ele realiza através dela.

Ainda hoje o judeu tem uma consciência do poder da voz do Eterno e consequentemente do importância do ouvir. As histórias da tradição judaica são contadas até hoje. Uma criança judia antes de começar a estudar a Torá primeiro a ouve a aprende a contar suas histórias.

Mas nós hoje, os cristãos, que vivemos na era da mídia, perdemos a essência do ouvir e só nos importamos com o “ver”. Esquecemos o quanto a voz de Deus (hoje através das mensagens bíblicas) é poderosa. Só queremos ver Deus, e não nos contentamos em ouvi-lo.  Esquecemos que pela autoridade da sua voz ele criou os mundos, fez milagres, opera maravilhas, nos dá a fé (Rm 10.17) e nos chama para a vida (Jo 10.16).

E disse Deus... e os mundos foram criados, coisas maravilhosas se fizeram, vidas foram transformadas e almas salvas. Ouça a voz de Yahweh.



Shalom;

Maykon Renner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário