Êxodo é o segundo livro da Bíblia escrito pelo profeta Moisés. Tem como foco a história da
redenção de Israel do cativeiro egípcio. Êxodo é o coração do que chamamos de
Pentateuco (livro em cinco volumes), e os judeus de Torá, ou A Lei de Moisés,
pois dá o sentido maior apresentado pelos cinco primeiros livros da Bíblia.
Continua e dá um sentido maior à história hebraica iniciada em Gênesis; é a
base para o sistema sacerdotal apresentado em Levítico; a caminhada para a terra prometida
narrada em Números começa em Êxodo; e em Deuteronômio, Yahweh faz um pacto com
Israel baseado nos Seus feitos em Êxodo.
Depois de vários anos de sofrimento dos
hebreus no Egito, ao Seu tempo, mas não em qualquer tempo, Yahweh decide
libertar o povo do cativeiro. Para isso Ele escolhe e prepara (por aproximadamente 80 anos) um líder que
encabeçaria todo o projeto, Moisés. Após o tempo necessário, Yahweh
aparece a Moisés numa sarça que queimava, mas não era consumida pelo fogo. Ele se
apresenta como o mesmo Deus dos antepassados de Moisés que ao ouvir sobre os planos do Eterno demonstra uma preocupação:
Moisés perguntou: “Quando eu chegar
diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês,
e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?”. Disse Deus a
Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me
enviou a vocês”.
Disse também Deus a Moisés: “Diga aos
israelitas: O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus
de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu
nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração. “Vá,
reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O SENHOR, o
Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a
mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que lhes tem sido feito no
Egito.
Ex 3.13-16
Ex 3.13-16
Moisés não sabia ao certo se o povo lhe daria crédito, o povo
havia perdido o relacionamento com o Deus de seus antepassados, não sabiam mais
quem Ele era. Um nome era algo importante para aquele povo, mostrava algo à
respeito do caráter ou de algum aspecto físico de seu portador. O nome de Deus
diria ao povo quem era e que tipo de Deus Ele era. Por isso Yahweh diz a Moisés
quem é:
אהיה אשר אהיה
‘eheyeh
‘asher ‘eheyeh
O
Senhor faz, , uso do verbo hebraico ser/tornar-se para dizer quem é. Essa
frase dita pelo Criador é um forma temporal indefinida do verbo.
Como disse Luiz Sayão em seu comentário Rota 66, é como se Deus tivesse dito “Eu fui e estou sendo aquele
que eu virei a ser”. Aqui Yahweh revela seu caráter de vida em si mesmo,
existindo de forma independente, eterna, atemporal. Daí o costume judeu hoje de
referir-se a Yahweh como O Eterno. Uma das formas mais comuns de Deus
revelar-se na Bíblia é através de seus vários nomes. E desta declaração de Deus
surgiu um se Seus nomes representado pelo tetragrama YHWH, que é a forma abreviada do hebraico EU SOU (‘eheyeh
‘asher ‘eheyeh).
A partir de seu caráter eterno Yahweh mostrou ao povo que seria também o seu Deus. É curioso que a expressão “o Deus dos antepassados enviou Moisés ao povo” aparece três vezes neste trecho, enfatizando que o Deus dos antepassados seria também o Deus daquele povo. Da mesma forma que Yahweh havia sido o Deus da aliança com Abraão; depois o Deus da aliança com Isaque, filho de Abraão; e ainda o mesmo Deus da aliança com Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão. Assim também seria o Deus para aquela geração, eterno, que cumpre Sua aliança e libertaria o povo da opressão.
A partir de seu caráter eterno Yahweh mostrou ao povo que seria também o seu Deus. É curioso que a expressão “o Deus dos antepassados enviou Moisés ao povo” aparece três vezes neste trecho, enfatizando que o Deus dos antepassados seria também o Deus daquele povo. Da mesma forma que Yahweh havia sido o Deus da aliança com Abraão; depois o Deus da aliança com Isaque, filho de Abraão; e ainda o mesmo Deus da aliança com Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão. Assim também seria o Deus para aquela geração, eterno, que cumpre Sua aliança e libertaria o povo da opressão.
Moisés,
depois, escreve o salmo 90 onde ele expressa um pouco dessa experiência e
conhecimento sobre Deus quando diz que Ele é Deus de eternidade a eternidade,
que para Ele um dia é como mil anos e mil anos é como um dia. De fato, Yahweh demonstrou seu caráter imutável fazendo se cumprir para aquele povo as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
O
caráter de Deus não mudou, nem nunca mudará, e sua declaração não serviu apenas
para aquele povo, mas para as gerações futuras também chegando até nós hoje. Foi
e sempre será O EU SOU, soberano, eterno, incomparável, sem começo nem fim, que
nos assiste hoje e de geração em geração.
Pelo nome que é sobre todo o nome
sabemos quem é por nós e em quem podemos confiar hoje e sempre: YAHWEH. A Ele
toda a glória hoje e eternamente.
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