Muito se discute na psicologia e na
filosofia se o homem nasce bom ou mal. Vamos discutir aqui um pouco sobre esse
tema e tentar dar uma sugestão de resposta. Mas antes de entrarmos especificamente
nesta discussão devemos entender os termos da pergunta, já que só a pergunta em
si já é motivo para grandes polêmicas.
Em primeiro lugar vamos esclarecer o
termo “essencialmente”, que vem da palavra “essência” que, segundo os dicionários,
diz respeito aquilo que é natural, nato, primitivo; semelhante a núcleo ou
origem. E o termo “mau” significa aquilo que é moralmente reprovável,
relacionado ao comportamento ou índole. O problema do termo mau é o conceito
prático que temos de “mau”. Para a maioria da humanidade hoje ser mau é apenas matar,
roubar, infringir de alguma forma a lei. Porém, ser mau é bem mais amplo que
infringir regras, está relacionado a sua conduta como mentira, egoísmo, receber
10 centavos a mais de troco e não devolver. Isso é ser mau.
Diante dos termos esclarecidos vamos
discutir qual a índole do homem ao nascer, aquela que já vem com ele. Não se o
ser humano é capaz atitudes boas, ou que se tornará ao crescer. Mas como é o
nascer e aquilo que é mais latente em seu ser. No entanto a proposta não será
discutida filosoficamente ou psicologicamente, mas teologicamente com exemplos
reais das conclusões.
Comecemos pelo modo como a própria
Bíblia se refere ao homem. Em hebraico o termo usado algumas vezes para se referir
ao ser humano é אנוש - ’Enosh,
que faz referência a um ser frágil, fraco, doente, imperfeito. Assim [de forma אנוש - ’Enosh,] Adão
foi criado para que soubesse da sua real condição, imperfeito, mortal, falível. Davi, no lamento do Salmo 51
pelo seu pecado ele parece chegar à compreensão do motivo pelo qual ele peca.
“Certamente em iniquidade fui
formado,
E em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51.5
Claramente
Davi diz neste versículo que a sua formação, ou seja base [essência, núcleo,
origem], é má em si, pecaminosa. Ele nasceu tendencioso ao erro. De fato Paulo
confirma isso em sua carta aos romanos:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum;
com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que
não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas
o pecado que habita em mim.” Rm 7.19-20
Enquanto Davi diz que
nasceu pecador, cerca de mil anos depois Paulo perece “conversar” com o rei e dizer que mesmo depois de
homem feito ainda é naturalmente pecador, que em sua carne não habita “bem
algum”. No homem carnal/natural o erro é latente, persistente, natural. Existe
um extinto pecaminoso no nosso íntimo, tendente ao mau, que mesmo quando não
queremos age contra a nossa vontade. Ainda em Gl 5.17 vemos mais um exemplo
disso quando Paulo diz que a carne luta contra o Espírito para que não façamos
o que queremos.
Conclusivamente
entendemos, diante das evidências bíblicas, que o homem é sim essencialmente
mau. Nasce mau, e cresce mau. Podemos perceber pelo exemplo de uma criança que
chora propositalmente para conseguir algo quando percebe que sua mãe ou pai
cede a esse estímulo emocional – manipulação, e ninguém precisou ensiná-la para
que fizesse isso. Da mesma forma uma criança quando está em um grupo de outras
crianças e existe apenas um brinquedo para todas, naturalmente elas vão querer
o brinquedo apenas para si – egoísmo, e ninguém precisou ensiná-las para que
fizessem isso. Se uma criança morde outra, esta comumente retribui a mordida –
vingança, e ninguém precisou ensiná-la para que fizesse isso. Um pai de
família, bom e cuidadoso com todos, em muitos casos é capaz de matar outro
homem que faça mau à sua família, mesmo ele sendo bom e amoroso e tudo o mais.
Nosso consolo é podermos
fazer o que Davi fez quando reconheceu que ele por si mesmo não podia ser bom: clamar a Yahweh que o
torne bom.
“Cria em mim, ó Eterno, um coração puro;
E renova em mim um espírito justo.” Sl 51.10
Mesmo eu,
você, e todos nesse mundo sendo essencialmente maus, Yahweh, o único que é bom,
tem o poder de nos tornar homens justos.
tem o poder de nos tornar homens justos.
Shalom;
Maykon Renner
É isso aí Rabino.
ResponderExcluirO Eterno te abençoe.