A Bíblia deixa bem claro que as funções pastorais principais são a oração e o ensino (nas suas diversas formas, tanto público quanto particular). Mas não faltam relatos, de pastores que deixam faltar às suas ovelhas o essencial da palavra de Deus, deixam de cuidar delas, orientá-las, discipliná-las etc. A própria Bíblia fala sobre esses pastores, do quanto to Deus se importa com suas ovelhas e odeia esses pastores (cf. Ez 34). Como que esses homens veem seus ministérios no futuro? Não sei, mas sei diante de quem estarão no fim de tudo.
Acompanhe o seguinte raciocínio. O que a Bíblia ensina sobre o futuro (o fim dos tempos) é que um dia todos estarão diante de cristo como juiz que julgará os atos de todos (Mt 25.31-46; I Co 15.51; 1 Ts 4.13-18). "Os mortos foram julgados de acordo como que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros" (Ap 20.12b). Quanto a isso há ainda nas Escrituras exortações específicas para os pastores, pois eles deverão no final dos tempos prestar contas, ao sumo pastor, das ovelhas sobre as quais estiveram responsáveis aqui na terra. "Eles [seus líderes] cuidam de vocês como quem deve prestar contas" (Hb 13.17).
Paulo foi bastante cirúrgico quando falou a Timóteo da necessidade dele desempenhar bem suas atividades como pastor: "Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu reino, eu o exorto solenemente". Paulo, prestes a morrer por causa da perseguição ao evangelho, exorta Timóteo à pregar a palavra. E o cenário descrito por Paulo neste versículo é surpreendente. Ele invoca duas testemunhas para presenciarem um juramente solene (Deus e Jesus). Essas testemunhas não vão somente testemunhar, mas serão juízes do pacto no final dos tempos. Jesus julgará vivos e mortos na sua "manifestação" e quando seu reino se manifestar de forma plena. Essa referência aponta para o fato de que Jesus, o sumo pastor, no fim dos tempos, irá julgar até que ponto os pastores compriram suas atividades e responsabilidades com suas ovelhass na terra.
Todo esse cenário, é digno de inspirar temor (e um certo terror também) em todo ministro da palavra de Deus que se empenhe em pastorear um povo tão especial para Deus. Por isso algumas vezes me questiono: "será que os pastores que não cuidam bem de suas ovelhas não sabem que serão especialmente julgados por isso? Será que não lhes pesa a consciência? Que visão eles tem de Deus e do temor que a Bíblia fala? Há anos li um artigo que falava do quão era bom um pastor ser atemorizado pela grandeza de Deus. E certamente, saber que terá que dar conta de cada ovelha pastoreada, e que o dono delas as ama como um amor infinito (e que é tão severo quanto amoroso), deve inspirar nos pastores um zelo sem igual pelo ofício e pelas ovelhas daquele que é o começo o meio e o fim de todas as coisas: Deus.
Shalom;
Makon Renner.
em todo Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Apocalipse 20:12
Apocalipse 20:12
Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Apocalipse 20:12
Apocalipse 20:12
Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Apocalipse 20:12
Apocalipse 20:12
Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Apocalipse 20:12
Apocalipse 20:12
Nenhum comentário:
Postar um comentário