terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Soul e a busca por um propósito na vida

O filme Soul, da Pixar, como em outras animações recentes da produtora (Divertidamente, Viva - A vida é uma festa) agrada tanto crianças quanto adultos. Tem uma mensagem que faz as crianças se agradarem do filme e que levam os adultos a sensíveis reflexões. O filmes conta a história do músico Joe e 22. Um professor de música de escola, amante do Jazz, cujo sonho é fazer parte de um grupo de Jazz de sucesso. 22 é uma alma que não tem o menor interesse de deixar a pré-vida e viver na terra. Enquanto Joe é extremamente apegado à sua vida e em alcançar o sucesso musical, 22 não tem o menor interesse de viver. A premissa principal do filme é que vale a pena viver e que a vida deve ser aproveitada a cada momento. Contudo muitas outras reflexões paralelas podem ser feitas a partir das ricas situações do filme, sobre a capacidade de influenciar pessoas, egoísmo ou sucesso profissional.

Um dos dilemas da animação é que Joe acredita o propósito da sua vida é tocar numa banda de Jazz, enquanto a 22 nunca ganha seu passe da pré-vida para a terra por nunca encontrar um missão para sua vida. No fim ambos aprendem que o propósito da vida na verdade é construído ao longo da própria vida. Joe entende que a missão de sua vida não se resume ao mercado de trabalho, E 22 aprende que seu propósito de vida se definirá à medida que se vive.

A reflexão posta pelo filme desperta algumas das dúvidas que todos temos, e que ao menos uma vez na vida já pensamos sobre elas. Para que nascemos? Por que existimos? Qual o sentido da vida? Onde queremos ou devemos chegar?

Questões que a Bíblia nos responde muito bem. A vida tem um sentido, tem um propósito e tem um caminho. Gn 1.27-27 ensina que a humanidade foi criada à imagem de Deus e que sua instrução inicial era espelhar essa imagem e espalhá-la pela terra. Ser administradores fiéis, criar filhos à imagem de Deus e fazer discípulos à imagem do Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19-20). Tudo isso é para a glória de Deus: todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz". Isaías 43:7

Em uma sociedade em que as pessoas vivem para os relacionamentos e que ser solteiro pode não ser uma dádiva, a Bíblia ensina que o propósito dos solteiros é glorificar a Deus na sua solteirice. Quando muitos focam suas vidas no sucesso acadêmico e profissional, a Bíblia ensina que o homem deve viver para Deus. Em tempos em que a sexualidade é centro da vida e o maior dilema para muitos, o propósito da vida continua sendo glorificar a Deus. Seja no emprego que for, na pobreza ou riqueza, em qualquer lugar que seja, em qualquer circunstância o sentido da vida é glorificar a Deus. Fomos criados por Ele e para Ele (Cl 1.16). Viemos dEle e voltaremos um dia para Ele (Ef 1.9-10). Até lá, vivamos para Ele (Rm 12.1) .


Shalom;

Maykon Renner.

Um comentário: